domingo, 25 de novembro de 2007

Otimize seu e-mail marketing

Utilizar o correio eletrônico como forma de divulgação de novos produtos e serviços. Essa é uma das principais características do e-mail marketing, ferramenta de comunicação publicitária muito difundida atualmente. Mas para que ela funcione de uma forma eficaz, existem alguns cuidados que devem ser observados na hora de seu envio.

Primeiramente, preocupe-se com a simplificação do conteúdo. Ele deve ser claro, objetivo e direto, de fácil compreensão. Lembre-se de que o início da mensagem é visualizado primeiro, portanto, utilize-o para a identificação da empresa e para transmitir o objetivo da ação.

Em seguida, atente para a apresentação da mensagem: seu formato deve ter uma área máxima de 450 pixels de largura, com a altura o menor possível para evitar barra de rolagem. Considere o equilíbrio entre textos e imagens.

Alguns provedores podem prejudicar a aparência do conteúdo. Evite o uso do CSS, Java Script e formulários.

Para impedir que as imagens sejam bloqueadas por programas de e-mail, inclua sempre um texto alternativo nelas (Alt Tags).

Não esqueça que alguns leitores de e-mail não aceitam HTML, portanto, adicione sempre a versão texto (plain text).

Otimize o nome do remetente e assunto do e-mail, pois esses são fatores determinantes para o usuário deletá-lo ou não. Já existem ferramentas que permitem visualizar como o nome do remetente e o assunto serão exibidos em diversos provedores e programas de e-mail.

Outro importante aspecto a ser considerado é a diferenciação entre as mídias offline e online. Cada uma requer sua própria abordagem. Em mídias online, uma boa editoração apresenta informação e valoriza o produto ou serviço a ser divulgado.

Antes de ser entregue na caixa postal dos destinatários, a mensagem é submetida a rigorosos filtros anti-spam, como por exemplo, por palavras. Estas pontuam o e-mail marketing e o classificam como spam.

Prefira ferramentas que contemplem o teste de spam. Assim, antes do envio, será possível fazer as alterações de texto necessárias, e evitar que o e-mail seja visto pelo programa como spam.

Por fim, não abuse da permissão que o consumidor lhe concedeu. No processo do opt-in, ofereça sempre opções por assunto de interesse do usuário e freqüência de recebimento de mensagens.

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